Como os Hormônios Influenciam o Crescimento Capilar, a Saúde da Pele e Mais

Os hormônios são um assunto complicado e complexo. Nosso sistema endócrino abrange todo o corpo, envolve múltiplos órgãos e inclui dezenas de hormônios. Contudo, é fundamental entender como eles controlam o organismo—não apenas por causa da sua saúde geral e humor, mas porque influenciam drasticamente a aparência do cabelo, das unhas e da pele.

Esse foi o tema que abordei com a médica especialista em medicina integrativa Taz Bhatia, M.D., autora do novo livro The Hormone Shift, em nosso podcast Clean Beauty School.

“Se conseguirmos equilibrar seus hormônios, o resto se desenrolará da maneira que deve em sua vida,” ela me disse. “Nosso cabelo, pele, peso, massa muscular e todas essas questões estão ligados aos nossos hormônios. Se você conseguir chegar à raiz do problema, poderá economizar muito tempo e dinheiro.”

Entenda que o sistema endócrino está profundamente interconectado

Quando o termo “hormônios” é mencionado, a associação mais comum é com nossos hormônios reprodutivos, como estrogênio, testosterona e outros. Embora esses hormônios desempenhem um papel fundamental na nossa saúde reprodutiva, na pele, no cabelo e no humor, eles são apenas uma parte do sistema endócrino.

“Quando discutimos o sistema endócrino, estamos abordando os órgãos fundamentais e os hormônios que são liberados em uma rede interligada. Eu imagino quase como uma teia de aranha que está interconectada, mas com diferentes centros de comando que direcionam o que o corpo deve fazer,” ela explica. “Então, temos tudo, desde o hipotálamo, que está no cérebro, até a hipófise, a tireoide, os ovários e o útero. Os ossos e os músculos também fazem parte do sistema endócrino, pois também secretam hormônios.”

Ao começar a refletir sobre quantas partes do corpo desempenham um papel na saúde hormonal, você pode perceber o quão interdependentes são nossos órgãos.

“Essa rede de todos esses diferentes órgãos e os mensageiros que eles produzem são todos inter-relacionados e interconectados,” ela diz. “Se você alterar um hormônio aqui, é como um efeito dominó. Isso terá um impacto em outras áreas.”

Compreenda que é uma jornada, não um destino

Quando falamos sobre hormônios, muitas vezes mencionamos a necessidade de “equilibrá-los”. Isso significa que os hormônios devem funcionar em harmonia, mas é importante entender que o equilíbrio não é um destino final, e sim um processo contínuo.

“É possível ter hormônios equilibrados mesmo que você esteja em constante mudança,” ela afirma. “Existem temas e padrões comuns, mas também há uma grande individualidade em cada caso.”

Ela destaca os principais aspectos a serem considerados: “Toda mulher deve conhecer a dieta ideal para si mesma. Cada um deve identificar suas armadilhas nutricionais. É fundamental entender a importância de um sono reparador. E também devemos ter consciência do impacto do ambiente,” ela explica.

Um exemplo são os produtos químicos que perturbam o sistema endócrino presentes no nosso cotidiano.

“Esses produtos químicos estão em toda parte,” ela observa. “Eles alteram nosso estado hormonal básico, tornando-o dominado pelo estrogênio, o que resulta na retenção de metabolitos de estrogênio e andrógenos, responsáveis por muitos dos efeitos que vemos em nós mesmas. É por isso que podemos experimentar inchaço, acne, queda de cabelo ou sinais de envelhecimento precoce.”

Fique de Olho no Espelho

Quando você está lidando com problemas hormonais, seu corpo enviará muitos sinais de que algo não está certo. Mas um dos sinais mais fáceis de identificar é a sua aparência.

“No momento em que você perceber mudanças no cabelo—seja perda de cabelo, alteração na textura ou na umidade—isso é um ótimo sinal de que houve uma mudança nos seus hormônios,” ela explica. Na verdade, a queda de cabelo está relacionada a vários desequilíbrios hormonais, notavelmente ao aumento do hormônio do estresse, o cortisol.

Além disso, unhas secas e difíceis de crescer podem ser um indicativo de problemas hormonais: “Se suas unhas estão quebradiças, então você deve considerar a tireoide,” ela afirma.

E quanto à pele: “Tudo, desde acne até eczema e psoríase, são condições que você precisa analisar dentro do contexto dos seus hormônios,” ela diz.

Mas não são apenas condições de pele. O envelhecimento precoce pode ser um sinal de que algo não está certo. “O surgimento precoce de rugas e a flacidez da pele podem ser causados pela perda de hormônios. Precisamos do hormônio estrogênio para construir colágeno, repor a pele e auxiliar na renovação celular,” ela explica.

Crédito : Conteúdo adaptado de Mbg Life Style .

Deixe um comentário