Se você está buscando aumentar o volume, ajudar a revitalizar a queda ou adicionar alguns centímetros aos seus objetivos de comprimento, não faltam produtos para crescimento capilar por aí.
Nos últimos anos, essa subcategoria do mercado de cuidados capilares explodiu em popularidade, indicando que há uma demanda real por esse tipo de fórmula.
E, com o aumento dessa demanda, geralmente ocorre um crescimento do interesse em soluções caseiras também.
A beleza DIY (faça você mesmo) não é apenas um fenômeno das redes sociais—ela existe desde que as pessoas começaram a explorar extratos botânicos e a aplicá-los em sua pele e cabelo.
As pessoas sempre encontraram maneiras de cuidar de si mesmas com os recursos disponíveis.
Nota :
Nem todas as fórmulas caseiras são iguais! Embora existam muitas receitas seguras para experimentar (desde esfoliantes labiais até máscaras capilares), também há muitas misturas que não são tão amigáveis ao seu corpo (olá, suco de limão como corretor de manchas!). Sempre, sempre proceda com cautela ao usar qualquer novo produto, informe-se sobre o perfil de segurança dos ingredientes que está utilizando e faça um teste em uma pequena área do corpo e depois aplique em todo o corpo.
E os tônicos para crescimento capilar não são diferentes! De enxágues de água de arroz a tratamentos com óleos quentes no couro cabeludo, as pessoas sempre recorreram a esses recursos naturais para ajudar a engrossar, alongar e fortalecer seus cabelos.
A boa notícia é que a ciência está começando a acompanhar. Mais pesquisas estão sendo realizadas para investigar a eficácia de ingredientes naturais no crescimento e na regeneração capilar, incluindo os dois nesta receita aprovada por um naturopata.
Uma receita de óleo capilar aprovada para melhorar a saúde e o crescimento dos cabelos
Quando se trata de ingredientes naturais para a saúde capilar, uma erva vem à mente quase instantaneamente: o alecrim. Isso se deve a um ensaio comparativo randomizado de 2015 que ganhou destaque nas redes sociais e em sites (nós também cobrimos isso!).
A médica naturopata e especialista em cuidados integrativos da pele, Jessica Maloh, N.D., resumiu recentemente o estudo em um post no TikTok: “Houve um estudo que comparou uma solução tópica de óleo de alecrim a 2% de minoxidil em indivíduos com calvície de padrão masculino,” ela explica.
O minoxidil é o ingrediente ativo em muitos produtos para perda de cabelo, mas é mais conhecido como Rogaine. É considerado a solução padrão para perda de cabelo recomendada por dermatologistas e especialistas em cuidados capilares. Em essência: o alecrim tinha uma concorrência difícil.
“Dependendo do grupo em que estavam, eles usariam um dos produtos duas vezes ao dia durante um total de seis meses. Eles encontraram um aumento na contagem de cabelo aos seis meses em relação ao ponto de partida e em relação aos três meses em ambos os grupos, sem diferença significativa na contagem de cabelo entre os dois grupos,” diz ela. “Isso sugere uma eficácia semelhante entre essa solução de óleo de alecrim e o minoxidil a 2%.”
Nota do editor:
O minoxidil está disponível em várias concentrações, variando de 1% a até 15%! Portanto, enquanto o alecrim foi comparável à concentração de 2% e o óleo de semente de abóbora à de 5%, não foram realizados mais estudos que comparassem sua eficácia com outras concentrações.
“Há algumas coisas a serem consideradas. Se você planeja usar óleo essencial de alecrim, é geralmente recomendado evitar aplicá-lo diretamente na pele. O ideal é misturá-lo com um óleo carreador,” ela explica.
“As pessoas podem pensar em uma variedade de óleos diferentes para usar como óleos carreador—seja óleo de abacate, óleo de coco ou azeite,” ela diz em um post de acompanhamento no TikTok. “Mas seria interessante se houvesse um óleo carreador que também tivesse alguma pesquisa em apoio ao crescimento capilar.”
Bem, existe: “Um estudo comparou os efeitos do óleo de semente de abóbora tópico com minoxidil a 5% em pacientes com calvície de padrão feminino. Os resultados sugerem que o uso diário de 1 mL de óleo de semente de abóbora tópico durante três meses consecutivos pode oferecer alguma eficácia no tratamento da calvície de padrão feminino.”
Portanto, se você está buscando maximizar seus resultados na sua solução caseira, Maloh recomenda combinar esses dois óleos para potencializar os benefícios.
No entanto, ela observa que os dois não foram estudados juntos: “Não houve um estudo que analisasse uma quantidade específica de óleo de semente de alecrim misturada com uma certa quantidade de óleo de semente de abóbora para uma condição específica de perda de cabelo,” ela diz.
Assim como ao iniciar qualquer novo tratamento, produto ou rotina: essas soluções não são universais. Como Maloh nos lembra: “Existem múltiplos fatores e contribuintes para o crescimento e a perda de cabelo. É melhor conversar com seu médico sobre quais opções integrativas ou convencionais são as melhores para você,” ela diz.
O que podemos concluir
Se você está lidando com a queda de cabelo, possui cabelos naturalmente finos ou não consegue atingir suas metas de comprimento, encontrar soluções para o crescimento capilar pode ser um desafio.
Se você está interessado em receitas caseiras, a combinação aprovada por especialistas de óleo essencial de alecrim misturado com óleo de semente de abóbora como seu óleo carreador é a melhor opção.
E se você prefere algo já formulado? Então aqui estão nossos séruns favoritos para o crescimento capilar.
Crédito: Com Conteúdo de MBG Life Style .
Mãe, esposa e empreendedora, ela transforma suas experiências em inspiração para ajudar mulheres a cuidarem dos cabelos com amor e praticidade.