Suplementos de óleo de semente de abóbora podem ajudar com a queda de cabelo, mas podem não ser adequados para todos.
Se você está em busca de cabelos mais longos e volumosos… bem-vindo ao clube.
Mas como saber o que realmente vai te ajudar a alcançar essa meta? Especialmente quando todo mundo, desde celebridades e influenciadores até o seu cabeleireiro, tem uma opinião?
Para muitos de nós, isso resulta em uma verdadeira aventura pelos corredores de cuidados capilares da loja de beleza ou no equivalente online.
E é aí que você pode se deparar com soluções como o óleo de semente de abóbora para o crescimento capilar. Existem suplementos de óleo de semente de abóbora (até em formato de gominhas!), tratamentos tópicos e até sacos de sementes de abóbora, todos prometendo o poder de fazer seus fios crescerem mais longos e espessos.
Mas o que o óleo de semente de abóbora tem a ver com o cabelo? E será que ele é certo para você?
Perguntamos à dermatologista Wilma Bergfeld, MD, sobre a crescente popularidade dos produtos de óleo de semente de abóbora para queda de cabelo.
Benefícios do óleo de semente de abóbora para o cabelo
Quando se trata de cuidar dos cabelos, o óleo de semente de abóbora oferece vários benefícios.
“O óleo de semente de abóbora é um antioxidante e possui propriedades anti-inflamatórias. Também contém vitamina E, ácidos graxos ômega-3 e ácido linoleico,” compartilha a Dr. Wilma Bergfeld. “Essas são características potencialmente benéficas. E sabemos que o consumo e o uso tópico são seguros.”
Mas será que todo esse potencial se traduz em um tratamento eficaz para os fios? Talvez.
Algumas pesquisas têm mostrado resultados promissores no uso do óleo de semente de abóbora como tratamento tópico para estimular o crescimento capilar, embora esses estudos tenham sido realizados apenas em modelos não-humanos.
Outras pesquisas sugerem que o óleo de semente de abóbora pode ser útil para pessoas que enfrentam queda de cabelo quando utilizado como suplemento nutricional.
Ainda não há estudos conclusivos sobre os benefícios de consumir mais sementes de abóbora na dieta para os cabelos. Tampouco existem muitos relatos sobre o efeito do óleo de semente de abóbora como aditivo em produtos capilares (como óleos tópicos ou ingredientes em xampus).
O óleo de semente de abóbora reduz a queda de cabelo?
Mesmo assim, os estudos sobre os suplementos de óleo de semente de abóbora são promissores.
“Existem diferentes categorias que medem o quão eficazes certos produtos são para o crescimento capilar,” explica a Dr. Bergfeld. “E entre essas quatro categorias, os suplementos de óleo de semente de abóbora foram classificados no nível dois, que é uma classificação relativamente alta.”
O nível um é reservado para produtos que foram amplamente testados, com grandes financiamentos para pesquisa e estudos científicos rigorosos. Esse nível de pesquisa geralmente é destinado a medicamentos, que precisam ser testados e re-testados extensivamente.
O óleo de semente de abóbora está um degrau abaixo disso. Ou seja, foi testado em alguns estudos de grande escala e demonstrou ser útil, sem causar efeitos prejudiciais.
Outros produtos contra queda de cabelo na categoria dois incluem:
- Zinco, um aditivo comum em xampus anticaspa.
- Tocoferol, uma forma de vitamina E.
- Diversos suplementos capilares de marcas famosas, como Nutrafol®, Nourkrin® e Pantogar®.
(Caso esteja se perguntando, as categorias três e quatro são reservadas para produtos que ainda não foram comprovados por pesquisas científicas válidas.)
Como funciona
Um dos motivos pelos quais os suplementos de óleo de semente de abóbora podem ajudar na queda de cabelo é sua capacidade de bloquear a testosterona, ou mais especificamente, reduzir a produção de di-hidrotestosterona (DHT), o hormônio derivado da testosterona.
“Quando as pessoas têm um excesso de DHT, isso pode causar queda de cabelo,” explica a Dr. Bergfeld. “Consumir óleo de semente de abóbora pode auxiliar na diminuição dos níveis excessivos de DHT, hormônio associado à queda de cabelo.”
O óleo de semente de abóbora pode, portanto, ajudar a reduzir o excesso de DHT no organismo sem causar desequilíbrios hormonais significativos, como baixos níveis de testosterona. Ele pode simplesmente eliminar o suficiente desse hormônio para estimular o crescimento capilar.
Isso pode ser especialmente útil para pessoas que passaram pela menopausa. Durante a menopausa, os níveis de estrogênio caem drasticamente e os níveis de testosterona aumentam, o que pode ter um grande impacto nos cabelos.
“Frequentemente, observamos que após a menopausa, o cabelo pode parar de crescer tão comprido, pode ocorrer afinamento dos fios, ou o crescimento se torna muito lento,” observa Dr. Bergfeld.
O óleo de semente de abóbora é ideal para sua queda de cabelo?
Parece ótimo, não é? Tomar suplementos de óleo de semente de abóbora e logo alcançar cabelos mais longos. Mas calma! Dr. Bergfeld adverte que o óleo de semente de abóbora não é uma solução mágica para todos os casos de queda capilar. Ele pode ser útil em certas situações, mas não para todos.
Aqui estão algumas razões:
Leva tempo
Mesmo nos melhores casos, o crescimento do cabelo é lento. Os efeitos do óleo de semente de abóbora podem demorar a aparecer.
Quanto tempo? Potencialmente de seis meses a um ano.
“É possível perceber uma redução na queda antes disso, mas o cabelo normalmente cresce cerca de 1 cm por mês. Pode levar um tempo até que você note um crescimento significativo.” explica Dr. Bergfeld.
Esse é um tempo longo para esperar e continuar tomando um suplemento sem saber se ele está realmente fazendo efeito.
Depende da causa
Embora o óleo de semente de abóbora tenha muitos nutrientes benéficos para o cabelo, a queda capilar pode ter várias causas, e ele não é adequado para todas.
“Quando avaliamos as causas da queda de cabelo, precisamos olhar para a pessoa como um todo,” esclarece Dr. Bergfeld. “Fatores como a saúde do couro cabeludo, alimentação e uso de medicamentos podem ter um impacto significativo.”
Assim, entender a raiz do problema da sua queda é essencial, pois podem existir soluções melhores, como medicamentos ou tratamentos tópicos.
Suplementos podem ser complicados
A escolha de suplementos traz incertezas. Eles não são regulamentados pelo FDA da mesma forma que alimentos e medicamentos, o que significa variabilidade na eficácia.
Aquele frasco de óleo de semente de abóbora pode estar carregado de nutrientes que podem estimular o crescimento do seu cabelo, mas também pode não ter impacto nenhum. “E não há como ter certeza absoluta.”
Em vez de escolher um suplemento aleatoriamente e tomá-lo por um ano, Dr. Bergfeld recomenda conversar com um dermatologista. Ele pode avaliar sua saúde, entender a causa da queda e sugerir os melhores tratamentos para você.
“Grama não cresce se você não regá-la. E o cabelo não cresce se você não encontrar os tratamentos certos e mantê-los,” aconselha Dr. Bergfeld.
Crédito: conteúdo adaptado de Cleveland Clinic .
Mãe, esposa e empreendedora, ela transforma suas experiências em inspiração para ajudar mulheres a cuidarem dos cabelos com amor e praticidade.