Óleo de semente de uva ajuda no crescimento do cabelo? Perguntamos a dermatologistas sobre o truque de cuidados capilares do TikTok.
O óleo de semente de uva é amplamente utilizado, desde produtos de cuidados pessoais até itens de cozinha, por sua consistência leve, benefícios antioxidantes e alto teor de vitaminas. Mas será que ele pode realmente fazer maravilhas no crescimento capilar? Essa é a pergunta do momento, com tratamentos capilares à base de óleo de semente de uva se tornando populares no TikTok. Para entender melhor, consultamos dois dermatologistas certificados para oferecer suas opiniões sobre os benefícios desse óleo para o cabelo, incluindo como ele age, quais tipos de cabelo se beneficiam mais e se há possíveis contras em seu uso.
Destaques do uso do óleo de semente de uva para o cabelo:
- Óleo puro de semente de uva: Óleo Orgânico de Semente de Uva Pura D’Or
- Escolha dos dermatologistas: Shea Moisture Weightless Hydrating Detangler
- Opção de luxo: Olaplex No. 7 Bonding Oil
- Opção econômica: Shampoo Attitude Super Leaves
O que o óleo de semente de uva faz pelo cabelo?
Assim como o óleo de coco, o óleo de semente de uva é um ingrediente multifuncional amplamente utilizado em produtos de cuidados com a pele e os cabelos devido às suas propriedades benéficas. “O óleo de semente de uva é conhecido por seus benefícios antioxidantes, ajudando a proteger contra danos causados pelos radicais livres. Ele também contém polifenóis, como as proantocianidinas, que atuam como potentes antioxidantes,” explica a dermatologista certificada Dr. Marisa Garshick, de Nova York. “Além disso, ele contém vitaminas A, C e E.”
Por seu alto teor de antioxidantes e vitaminas, o óleo de semente de uva pode ser extremamente calmante e nutritivo tanto para a pele quanto para os cabelos. “Ele também ajuda a reter a umidade e contém ácido linoleico, que auxilia na hidratação da pele e dos fios,” diz Garshick. “Adicionalmente, o óleo de semente de uva possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, o que pode ajudar a acalmar o couro cabeludo sensível.”
Por ser tão hidratante, o óleo de semente de uva pode aumentar o brilho, reduzir o frizz e fortalecer cabelos quebradiços. E isso não é tudo: Garshick ainda acrescenta que, por ser rico em antioxidantes, ele pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce dos fios, protegendo o couro cabeludo e o cabelo do estresse oxidativo presente no ambiente.
É bom aplicar óleo de semente de uva no cabelo?
O óleo de semente de uva é uma ótima opção para tratamentos capilares ou do couro cabeludo, pois é inodoro, leve e repleto de nutrientes. “Ele pode adicionar hidratação e brilho à camada mais externa do fio de cabelo, conhecida como cutícula,” explica a dermatologista certificada Dr. Pooja Rambhia, também de Nova York. “A alta concentração de ácidos graxos essenciais no óleo de semente de uva pode fortalecer os fios, potencialmente reduzindo a quebra e as pontas duplas.”
O extrato de semente de uva ajuda no crescimento capilar?
Resumindo, talvez! Mas as pesquisas ainda são limitadas. Um estudo feito em camundongos apresentou resultados promissores, embora sejam necessárias mais pesquisas clínicas para confirmar que o óleo de semente de uva realmente estimula o crescimento do cabelo. “Estudos em animais sugerem que compostos fenólicos encontrados na semente de uva, como as proantocianidinas, podem estimular os folículos capilares e induzir a fase de crescimento anágeno do ciclo capilar em camundongos. Portanto, pode haver algum benefício para o cabelo,” explica Rambhia. “No entanto, isso ainda não foi estudado em humanos.”
Ou seja, não faz mal tentar, mas é importante gerenciar as expectativas e não esperar um crescimento capilar rápido da noite para o dia (ou até mesmo em poucas semanas). A maioria dos tratamentos para crescimento capilar leva pelo menos alguns meses para começar a mostrar resultados.
Quais tipos de cabelo se beneficiam mais do óleo de semente de uva?
Boas notícias: todos os tipos de cabelo podem aproveitar os benefícios do óleo de semente de uva, incluindo cabelos finos e ralos, pois ele é muito leve e não pesa nos fios. “É ótimo para cabelos secos, com frizz e sem brilho, já que pode adicionar uma hidratação leve e brilho à cutícula, além de ajudar a controlar o frizz,” explica a dermatologista Pooja Rambhia. “Também é seguro para uso em cabelos naturais e tingidos.”
Agora vamos explorar os melhores produtos com óleo de semente de uva para os cabelos, certo?
Melhores produtos com óleo de semente de uva para o cabelo
Óleo Orgânico de Semente de Uva LiveAloe
Opção de óleo puro de semente de uva
Rambhia recomenda produtos que contenham óleo de semente de uva prensado a frio, pois o processamento em temperaturas altas pode oxidar o óleo e reduzir seus benefícios nutritivos. Esta opção altamente recomendada, disponível na Amazon, é não refinada, prensada a frio e excelente para todos os tipos de pele e cabelo.
Leave-in Oleo de Uva Aramath
Escolha dos dermatologistas
Formulado com óleos de semente de uva , esse desembaraçante multifuncional ajuda a suavizar o cabelo, enquanto condiciona e deixa os fios brilhantes, macios e sedosos. Aplique no cabelo úmido após a lavagem para reduzir a quebra e melhorar a manejabilidade.Veja na Amazon.
Olaplex No. 7 Bonding Oil
Opção de luxo
Além da tecnologia patenteada da Olaplex também encontrado na Amazon, esse elixir leve contém óleo de semente de uva para fortalecer, proteger e nutrir o cabelo. Ele é maravilhoso para todos os tipos de cabelo, faz milagres no frizz e pode ser aplicado tanto no cabelo úmido quanto seco (ou em ambos).
VO5 Shampoo hidratante Alberto Pomegranate Bliss
Uma excelente compra Internacional, este shampoo hidratante da VO5 – Alberto Pomegranate Bliss contém óleo de semente de uva, além de agrião e capuchinha, ambos conhecidos por seu alto teor de vitaminas e minerais. Além disso, é vegano, livre de crueldade animal e testado dermatologicamente.
Crédito: Com conteúdo do site Edition CNN .
Mãe, esposa e empreendedora, ela transforma suas experiências em inspiração para ajudar mulheres a cuidarem dos cabelos com amor e praticidade.